-
Arquitetos: Pich-Aguilera Architects
- Área: 8954 m²
-
Fotografias:Simón García
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está situado numa área muito densa, com uma trama viária escassa e espaços livres praticamente inexistentes. Para obter o terreno foi demolido o antigo mercado, de estrutura obsoleta, com objetivo de reutilizar de um modo mais intensivo o lugar.
O novo edifício pretende dar resposta às necessidades e requerimentos da cidade densa, concentrando diversas funções num único volume.
A arquitetura pretende multiplicar a "cota zero" gerando em cada nível as qualidades de um novo térreo em desenvolvimento vertical, costurando o edifício com a acidentada topografia do bairro, a fim de ativar os fluxos urbanos.
O projeto acolhe em seu interior os diferentes níveis existentes entre as ruas de seu entorno imediato, permitindo, através das diferentes conexões entre usos e espaços, um percurso interno e o utilizando como parte do espaço público, convertendo o edifício em equipamento, praça e rua.
Funcionalmente o edifício dota de equipamentos a um bairro com população principalmente imigrante. O térreo no nível da rambla possui um mercado. No 1º pavimento está o supermercado. Uma grande rampa, como uma rua suspensa, leva à biblioteca eà creche que tem seu jardim na cobertura do supermercado.
Todo o edifício foi estudado para incorporar sistemas bioclimáticos que reduzam as demandas de climatização.